Novos ataques russos na Ucrânia deixam mais de 30 pessoas feridas nesta segunda-feira (1).
Novos ataques russos na Ucrânia deixam mais de 30 pessoas feridas nesta segunda-feira (1).| Foto: Oleg Petrasyuk/EFE

Novos ataques russos contra a Ucrânia ocorreram na madrugada desta segunda-feira (01), intensificando a guerra que já dura há mais de um ano. A Rússia disparou mísseis contra alvos no sul e leste da Ucrânia. Segundo autoridades ucranianas, cerca de 34 pessoas ficaram feridas –incluindo 3 crianças– e dezenas de casas foram danificadas. As informações são da Reuters.

A Ucrânia declarou que 15 dos 18 mísseis foram abatidos com sucesso. Grandes cidades, como Kiev, conseguiram escapar dos ataques. Os únicos relatos de danos generalizados foram em Pavlograd, cidade industrial no leste ucraniano. Mykola Lukashuk, chefe do conselho da região de Dnipropetrovsk (onde Pavlograd está localizada), falou que o ataque danificou 19 prédios, 25 casas, 3 escolas, 3 creches e várias lojas.

Esse é o 2º grande ataque aéreo russo em 3 dias. Na última sexta-feira (28), ao menos 25 civis foram mortos na Ucrânia, nos primeiros ataques aéreos de grande escala realizados pela Rússia em quase dois meses. Diante da situação, o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, chegou a cobrar no Twitter o envio de caças americanos para as tropas ucranianas.