Dois jovens refugiados almoçam dentro da Igreja Batista Central em Dnipro, Ucrânia.
Dois jovens refugiados almoçam dentro da Igreja Batista Central em Dnipro, Ucrânia.| Foto: EFE/EPA/NUNO VEIGA

O número de crianças e adolescentes mortos na Ucrânia como resultado da invasão russa iniciada em 24 de fevereiro está atualmente em 153, enquanto outros 245 ficaram feridos.

A informação foi divulgada pela Procuradoria Geral da Ucrânia em sua conta no Telegram, nesta sexta-feira (01), segundo a agência de notícias ucraniana Ukrinform. A maioria dos menores afetados residia na região de Kiev, capital da Ucrânia; em Donetsk, autoproclamada república independente próxima à fronteira russa; cidade de Kharkiv, no nordeste; e na região de Chernigov, no norte.

A Procuradoria informou que está tentando recolher dados sobre o número de crianças mortas e feridas na sitiada Mariupol, uma cidade portuária no sul do país, de onde fugiram quase dois terços da população, segundo fontes. A instituição publica explica que é muito difícil acessar áreas controladas por tropas russas.

De acordo com o Gabinete do Procurador-Geral, os bombardeios e ataques russos danificaram até agora 859 centros de ensino na Ucrânia.