Catherine Russel é recebida por familiares após chegar com outros sobreviventos do furacão Dorian das ilhas Ábaco no aeroporto internacional em Nassau
Catherine Russel é recebida por familiares após chegar com outros sobreviventos do furacão Dorian das ilhas Ábaco no aeroporto internacional em Nassau| Foto: Brendan Smialowski / AFP

O número de mortos pela passagem do furacão Dorian nas Bahamas oficialmente aumentou para 23, informou o cônsul das Bahamas nos EUA, Theo Neilly, nesta quinta-feira (5). Mas o número pode ser muito maior à medida que os trabalhos de buscas continuam, alertou o ministro da Saúde das Bahamas, Duane Sands.

"O público precisa estar preparado para uma informação inimaginável sobre o número de mortos e de sofrimento humano", disse Sands em entrevista a uma rádio, segundo a CNN. "Estejam certos, os números serão muito maiores do que 23. Será significativamente maior do que isso. É apenas uma questão de recuperar esses corpos, para ter certeza que entendemos como eles morreram. Parece preciosismo, mas nem todos os que morreram, morreram na tempestade", disse o ministro, acrescentando que a Ilha Ábaco já está sem refrigeradores suficientes para armazenar corpos.

Autoridades confirmaram que muitas pessoas ainda estão desaparecidas. "Literalmente centenas, até milhares de pessoas ainda estão sumidas", disse Joy Jibrilu, diretora do Ministério do Turismo das Bahamas, em entrevista à CNN nesta quinta-feira.