Caminhão fica atolado em meio ao gelo e à neve no estado do Texas
Caminhão fica atolado em meio ao gelo e à neve no estado do Texas| Foto: Joe Raedle/AFP

O número de mortos pela onda de frio que afeta os EUA subiu no sábado (20) para 69. As tempestades de neve atingem uma área que se estende do sul, no Texas, até o norte do país, no estado de Ohio. Pelo caminho, as temperaturas congelantes deixam um rastro de sofrimento. Os americanos estão morrendo de intoxicação por monóxido de carbono, acidentes de carro, afogamentos, incêndios em casas e hipotermia.

Durante a semana, no auge da onda de frio, cerca de 4 milhões de texanos ficaram sem energia no momento em que as temperaturas despencavam. Cerca de 165 mil ainda permanecem sem eletricidade e milhões estivessem sem água corrente - a falta de energia interrompeu o tratamento de água e, em muitos lugares, o frio estourou as tubulações.

A crise no Texas foi exacerbada pela pobreza, pelo desespero e, em alguns casos, pela falta de hábito com o frio. Em apenas três dias, hospitais do estado registraram mais de 700 internações relacionadas à intoxicação por monóxido de carbono. Thayer Smith chefe do Corpo de Bombeiros de Austin, disse que a exposição tóxica, na maioria dos casos, é provocada por pessoas que queimam carvão dentro de casa.