Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imunizantes

OMC se aproxima de acordo para suspender patentes de vacina contra Covid-19

Anvisa
Vacina contra a Covid-19. (Foto: Pixabay)

Ouça este conteúdo

O acordo de suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19, para que possam ser produzidas em países em desenvolvimento e que é negociado há quase 20 meses, está próximo de ser fechado, segundo afirmaram nesta quinta-feira (16) fontes próximas às negociações na atual 12ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O referido acordo, segundo o projeto que continua sendo discutido, permitiria o uso da patente "sem o consentimento do titular dos direitos" com a finalidade de "enfrentar a pandemia de Covid". A duração dessa suspensão de patente ainda não foi especificada (a minuta considera possibilidades que variam de três a dez anos), e parece descartado que também seja aplicada a tratamentos e testes, algo que foi solicitado na proposta inicial, apresentada por Índia e África do Sul em outubro de 2020.

O parágrafo do texto que mais gera divergências é aquele que indica que um país membro da OMC não pode se beneficiar desta suspensão de patente se suas exportações de vacinas ultrapassarem 10% do total mundial. Isso afetaria a China, cuja delegação prometeu não usar essa facilidade, mas ao mesmo tempo não quer que uma proibição expressa apareça no texto do acordo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.