Funeral de um voluntário ucraniano em Kiev, capital da Ucrânia.
Funeral de um voluntário ucraniano em Kiev, capital da Ucrânia.| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

O alto número de vítimas civis e o tamanho da destruição da infraestrutura civil na guerra da Ucrânia indicam que foi violado o direito humanitário internacional e foram cometidos crimes de guerra, segundo afirmou nesta sexta-feira (25) a representante do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU para o país, Matilda Bogner.

Bogner destacou que, na guerra da Ucrânia, estão sendo utilizadas armas explosivas de grande impacto e perto de áreas povoadas, enquanto prédios residenciais e administrativos, assim como instalações médicas, educacionais, sistemas elétricos e estações de bombeamento de água potável "foram destruídos em grande escala, com efeitos desastrosos sobre os civis".

Além disso, Bogner afirmou que, desde o início da guerra, a ONU recebeu informação de assassinatos em decorrência de disparos "sem advertência prévia" das forças russas contra civis, quando tentavam fugir em seus carros, assim como participantes nas manifestações pacíficas contra a guerra.

O gabinete da ONU também conta com informações sobre a detenção arbitrária e o desaparecimento de 22 servidores públicos ucranianos, em regiões sob o controle da Rússia. Também foram detidos 15 jornalistas e ativistas que se opunham a guerra em Kiev e em outras cidades da Ucrânia.