O presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin.| Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, disse nesta segunda-feira (11) que a prisão onde cumpre pena de dois anos e meio o classificou como "extremista" e "terrorista".

Em sua conta no Instagram, Navalny explicou que foi convocado pela comissão penitenciária para uma reunião na qual o informaram que ele não seria mais classificado como um preso "propenso à fuga", o que implicava em acordá-lo a cada duas horas, mesmo à noite, para verificar se não tinha escapado.

No entanto, imediatamente lhe disseram que agora ele está classificado como "extremista" e "terrorista", depois que duas organizações fundadas por ele, incluindo o Fundo Anticorrupção (FBK), foram banidas no mês de junho.

Ironicamente, o líder da oposição diz estar feliz com esta nova classificação de sua condição de prisão, já que "ninguém verifica" a cada duas horas se ele ainda está na cela.

"Eu estava com medo de que eles exigissem que eu beijasse os retratos do (presidente russo Vladimir) Putin e memorizasse as citações do (ex-presidente Dmitri) Medvedev, mas isso também não é necessário", brincou.