Oregon torna-se o primeiro estado norte-americano a descriminalizar uso de cocaína e heroína
Portland: Em paralelo às votações para a presidência, norte-americanos votam em plebiscitos sobre temas variados, incluindo a legislação sobre consumo de drogas| Foto: Michael M. Santiago / AFP

Eleitores do estado de Oregon, nos Estados Unidos, votaram a favor da descriminalização do porte de pequenas quantidades de drogas como cocaína, heroína e metanfetamina. A votação de 120 plebiscitos em 32 estados ocorre paralelamente à eleição para a presidência – os plebiscitos tratam de temas diversos, como impostos, educação, uso de drogas e até mesmo aborto.

A partir da decisão, pessoas presas com pequenas quantidades de drogas deverão pagar multa de US$ 100 e participar de um programa de recuperação de dependência em vez de ir a julgamento, com possível pena de prisão.

A proposta foi endossada pelo Partido Democrata do Oregon; já o Partido Republicano do estado denunciou a medida de descriminalização das drogas como radical, e alguns promotores a consideraram imprudente.

Como parte dos plebiscitos, outros estados aprovaram medidas menos restritivas para o consumo de drogas: Nova Jersey, Arizona e Montana legalizaram o uso recreativo de maconha para pessoas com mais de 21 anos, enquanto Mississipi legalizou o uso medicinal da planta e Dakota do Sul liberou seu uso tanto recreativo quanto medicinal.