Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que a Suécia implementou um acordo para ingressar na Otan, nas próximas semanas.
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que a Suécia implementou um acordo para ingressar na Otan, nas próximas semanas.| Foto: EFE

Em Istambul, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou, neste domingo (04), que a Suécia implementou um acordo para ingressar na Otan nas próximas semanas.

Sobre a entrada antecipada do país na Aliança, ele disse que “ainda estamos a tempo de conseguir na cúpula dos aliados”, em Vilnius, nos próximos dias 11 e 12 de julho."O que vimos é que a Suécia implementou o acordo que o presidente Erdogan negociou com Suécia e Finlândia na cúpula (da Otan) de Madri (em junho de 2022)", explicou Stoltenberg.

Segundo ele, deste então, a Suécia alterou sua Constituição, fortaleceu a legislação antiterrorista e levantou seu embargo de armas. “Agora é tão fácil exportar equipamento militar da Suécia para a Turquia quanto para qualquer outro aliado da Otan", afirmou. O secretário-geral destacou que a Finlândia, Suécia e Turquia estão trabalhando mais de perto em relação a troca de informações e apoio antiterrorista.

A Finlândia ingressou na Otan no começo de abril. Já a Suécia aguarda o aval da Turquia e Hungria. Para promover a entrada do país, representares da Turquia, Finlândia e Suécia se reunirão no próximo dia 12 de julho.