Sepulturas em frente a um edifício residencial na cidade de Bucha: mais de 410 corpos foram recolhidos após massacre russo
Sepulturas em frente a um edifício residencial na cidade de Bucha: mais de 410 corpos foram recolhidos após massacre russo| Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK

A Assembleia Geral da ONU, composta pelos 193 Estados-membros da organização, se reunirá na quinta-feira (7), em Nova York, para votar o pedido de suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos, confirmou nesta quarta (6) um porta-voz do órgão.

Ucrânia, Estados Unidos e Reino Unido iniciaram o movimento na Assembleia Geral, após acusações de abusos por parte das tropas russas em território ucraniano, como o massacre de civis em Bucha e outras cidades. Vários outros países, incluindo Canadá, Colômbia, República Tcheca, Estônia, França, Alemanha, Itália e Japão, apoiam a petição.

De acordo com as regras aplicáveis, se dois terços dos votos forem obtidos, a Rússia seria suspensa do Conselho de Direitos Humanos, o órgão multilateral mais importante nesse campo em nível global, cuja missão essencial é a defesa dos direitos e liberdades fundamentais. Além dos massacres, acusações sobre ataques russos a infraestruturas civis e bombardeios indiscriminados em áreas residenciais podem constituir crimes de guerra, segundo agências especializadas das Nações Unidas.

Existe apenas um precedente para a suspensão de um Estado-membro do Conselho de Direitos Humanos: a Líbia, que saiu em março de 2011, após a violenta repressão aos protestos contra o regime de Muammar Gaddafi.