Sede da OTAN, em Bruxelas: apesar de permitir a entrada finlandesa, Turquia segue bloqueando adesão sueca
Sede da OTAN, em Bruxelas: apesar de permitir a entrada finlandesa, Turquia segue bloqueando adesão sueca| Foto: Wikimedia Commons

O Parlamento da Turquia ratificou nesta quinta-feira (30) a entrada da Finlândia na OTAN, pondo fim a meses de bloqueio por parte de Ancara a esta expansão da aliança atlântica.

O documento correspondente foi aprovado com os votos a favor de 276 deputados presentes, com os quais nada impede a adesão da Finlândia, já que a Turquia era o único país dos 30 membros que ainda não tinha ratificado o procedimento, enquanto segue bloqueando a aspiração da Suécia em entrar no pacto militar.

Tanto o presidente Recep Tayyip Erdogan como outras autoridades turcas, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Mevlut Çavusoglu, afirmam que a Suécia continua não satisfazendo as exigências do governo turco estabelecidas em um memorando assinado no verão passado durante a cúpula da OTAN, em Madri.

Ancara alega que o país não está cumprindo as suas promessas de impedir as atividades das organizações que a Turquia considera terroristas.