Homem passa de bicicleta em frente a um mural com a imagem de Nicolás Maduro e “Che” Guevara, em 26 de julho de 2021, em Caracas (Venezuela)
Homem passa de bicicleta em frente a um mural com a imagem de Nicolás Maduro e “Che” Guevara, em 26 de julho de 2021, em Caracas (Venezuela)| Foto: RONALD PEÑA/Agência EFE

O parlamento da Venezuela, de maioria chavista, aprovou nesta quinta-feira uma lei para o uso e impulsionamento da linguagem com "enfoque de gênero" a fim de garantir igualdade entre mulheres e homens e incentivar o uso de palavras "neutras em termos de gênero".

"A lei obriga o uso de linguagem sensível ao gênero em todas as comunicações orais e escritas emitidas pelas autoridades públicas, assim como em todos os níveis e modalidades do sistema educacional", informou a câmara em nota oficial.

"A mídia pública, privada e comunitária será responsável por promover uma linguagem sensível ao gênero, inclusiva e não sexista, seguindo as diretrizes do Manual de Comunicação de caráter orientador e não vinculante que servirá como referência para esses profissionais", completa o comunicado. Também foi especificado que a elaboração do manual será de responsabilidade dos Ministérios de Comunicação e Informação e da Mulher e Igualdade de Gênero.

Com a lei, o parlamento exige o uso de "linguagem inclusiva e não sexista para que a igualdade entre mulheres e homens seja real e efetiva e não implique estereótipos de gênero".