passaporte vacina
Peru exige vacinação completa para todos que chegam no país| Foto: Bigstock

Todos os cidadãos que desejam entrar no Peru devem apresentar, a partir de segunda-feira, a comprovação da dosagem completa da vacinação contra a covid-19, além de um teste molecular negativo, de acordo com um decreto estabelecido pelo governo publicado no jornal oficial "El Peruano".

A medida, que visa prevenir a propagação do coronavírus e consolidar a atual tendência de queda da curva de contágio no país, abrange peruanos, estrangeiros residentes e estrangeiros não residentes, cujo destino final é o território nacional, independentemente de seu país de origem.

Além de ter que contar, até o momento, com teste molecular negativo com resultado de no máximo 72 horas antes do embarque, os viajantes deverão ser imunizados contra o coronavírus com a dosagem completa "de acordo com as exigências do país onde foram vacinados".

"Aquelas pessoas que apresentam sintomas ao entrar no território nacional serão colocados em isolamento compulsório", acrescenta a norma, por meio da qual o governo estende o estado de emergência nacional.

A ampliação do estado de emergência nacional, que foi instituído pela primeira vez em março de 2020, terá vigência de 31 dias a partir do dia 1º de outubro, portanto, vigorará até pelo menos até o dia 31 do próximo mês.

Nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde, o Peru registrou um total de 459 novos casos e 18 mortes por covid-19.