Além da polícia, governo russo convocou a Guarda Nacional para conter os protestos a favor de Alexander Navalny neste domingo.
Além da polícia, governo russo convocou a Guarda Nacional para conter os protestos a favor de Alexander Navalny neste domingo.| Foto: Olga MALTSEVA / AFP

Cerca de 500 pessoas foram presas neste domingo (31) pela polícia em diversas cidades da Rússia em protestos pedindo a libertação de Alexei Navalny, crítico do presidente Vladimir Putin. Só na capital, Moscou, foram cerca de 100 pessoas detidas. Antes dos protestos, o Kremlin já havia avisado que tomaria medidas contras as manifestações, após o maior protesto anticorrupção no país semana passada. O acesso à região central das principais cidades foi bloqueado já no sábado (30). Além da polícia, agentes da Guarda Nacional foram mobilizados para fazer o bloqueio.

Navalny foi preso em 17 de janeiro, cinco meses após retornar da Alemanha, para onde onde foi transferido em estado grave após ser envenenado. O ativista anticorrupção acusa os serviços de segurança sob comando de Putin de tê-lo envenenado. A esposa do ativista também foi presa em janeiro. Estimativa de ONGs de direitos humanos na Rússia é de que cerca de 2 mil apoiadores de Navalny já tenham sido presos pela polícia.