A imagem é do iate Solaris, de propriedade de Román Abramóvich, atracado no Porto de Barcelona no inicio do mês: oligarcas russos na mira da UE
A imagem é do iate Solaris, de propriedade de Román Abramóvich, atracado no Porto de Barcelona no inicio do mês: oligarcas russos na mira da UE| Foto: EFE/Enric Fontcuberta

Um superiate do bilionário russo Andrey Igorevich Melnichenko foi apreendido neste sábado (11) pela polícia italiana. A medida é parte das sanções impostas pela União Europeia (UE) aos oligarcas russos, após a invasão militar da Ucrânia pela Rússia. A estratégia tem como objetivo levar a elite russa a pressionar seu presidente, Vladimir Putin, para que se retire do território ucraniano.

A embarcação apreendida tem 143 metros de comprimento e é avaliada em R$ 2,9 bilhões. Segundo informações do governo italiano, o luxuoso navio estava no porto de Trieste e pode ser considerado o maior iate à vela do mundo.

O bilionário Melnichenko é dono do EuroChem Group, principal produtor russo de fertilizantes, e da empresa de carvão SUEK.

Pelo menos cinco oligarcas da Rússia já sofreram apreensões de bens na Itália, desde a última semana. Novas sanções do tipo são esperadas para os próximos dias.

(Com informações do Valor Econômico)