O secretário de Estado Mike Pompeo fala durante uma entrevista coletiva no Departamento de Estado, em 14 de outubro de 2020, em Washington, DC.
O secretário de Estado Mike Pompeo fala durante uma entrevista coletiva no Departamento de Estado, em 14 de outubro de 2020, em Washington, DC.| Foto: Manuel Balce CENETA / POOL / AFP

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, parabenizou nesta quarta-feira (21) o socialista Luis Arce por sua vitória nas eleições presidenciais de domingo na Bolívia, um processo que descreveu como "confiável" após o pleito anulado de 2019. O secretário americano de Estado também saudou o vice-presidente eleito, David Choquehuanca.

"Reconhecemos o presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), Salvador Romero, e todas as autoridades eleitorais bolivianas por supervisionar esse processo confiável", disse Pompeo em um comunicado. O chefe da diplomacia dos Estados Unidos reiterou ontem a mensagem do governo de Donald Trump divulgada na segunda-feira, na qual afirmava que espera trabalhar com o novo governo.

Bolívia e Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas a nível de embaixadores desde que Evo expulsou o representante americano em 2008 por suspeitas de espionagem. Depois, ele também expulsou do país o programa antidrogas DEA e o Programa de Cooperação USAID.