US Secretary of State Mike Pompeo speaks during a media briefing, on November 10, 2020, at the State Department in Washington,DC.
US Secretary of State Mike Pompeo speaks during a media briefing, on November 10, 2020, at the State Department in Washington,DC.| Foto: Jacquelyn Martin / POOL / AFP

O Secretário de Estado, Mike Pompeo, recusou-se a aceitar nesta terça-feira (10) a vitória de Joe Biden, projetada pela mídia americana: “haverá uma transição suave para uma segunda administração de Trump”, ironizou ele, ao ser perguntado se o Departamento de Estado está preparado para colaborar com a transição com os democratas.

Pompeo acrescentou: “O mundo está assistindo ao que está acontecendo. Vamos contar todos os votos. Quando o processo for completado, os delegados estarão selecionados. Há um processo, a Constituição deixa isso muito claro. O mundo deve ter plena confiança de que a transição necessária para garantir que o Departamento de Estado funcione […] terá sucesso.”

O Secretário de Estado não afirmou se acredita que houve fraude eleitoral, mas reiterou a posição do presidente Donald Trump de que cada voto “legal” deve ser contado. “Devemos ter certeza de que nenhum voto que não seja legal seja contato. Isso dilui a votação. […] Quando acertarmos isso, estaremos em boa forma”, afirmou.