Lviv
Ataque em Lviv, próximo à fronteira com a Polônia, deixou ao menos cinco pessoas feridas| Foto: Luis Kawaguti/Gazeta do Povo

Ao menos duas regiões da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia foram atingidas por mísseis russos na tarde deste sábado (26). O prefeito da cidade, Andrii Sadovyi afirmou que o ataque foi um recado para o presidente americano Joe Biden.

“Os ataques de hoje contra nossa cidade foram um alô de Vladimir Putin para Biden”, disse Sadovyii. Ele disse ter feito a relação por Lviv estar a 70 quilômetros da fronteira da Polônia. Discursando na capital polonesa, Varsóvia, Biden disse que Putin não poderia permanecer no poder.

Segundo ele, foram atingidos dois alvos na periferia de Lviv, um deles de infraestrutura — possivelmente um depósito de combustíveis — e uma instalação militar. O governo ucraniano não deu detalhes sobre os alvos alegando que não queria ajudar os russos a “calibrar sua pontaria”.

Os ataques danificaram edificações civis nas proximidades, entre elas uma escola de educação infantil. Segundo as autoridades ucranianas não houve registro de mortes, mas cinco pessoas ficaram feridas. Nas proximidades do depósito de combustível em chamas era possível ver muitas casas com janelas quebradas e famílias inteiras deixando a região com malas e animais de estimação.

Os ataques ocorreram as 16h na hora local, 11h no Brasil. As 20h50 as sirenes de ataque aéreo voltaram a soar, mas não foram registrados novos ataques. Segundo o prefeito Sadovyi, os mísseis teriam partido da região de Sebastopol, onde há uma grande base naval russa. Eles teriam atingido diversas cidades da Ucrânia.