Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (esq), cumprimenta Benny Gantz, líder do Partido Azul e Branco, em cerimônia em homenagem ao falecido ex-presidente de Israel Shimon Peres, Jerusalém, 19 de setembro de 2019
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (esq), cumprimenta Benny Gantz, líder do Partido Azul e Branco, em cerimônia em homenagem ao falecido ex-presidente de Israel Shimon Peres, Jerusalém, 19 de setembro de 2019| Foto: GIL COHEN-MAGEN / AFP

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, convocou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seu rival Benny Gantz para uma reunião nesta segunda-feira (23) na esperança de negociar um acordo que unisse os dois partidos em um governo de união.

Os três se reuniram por quase duas horas na residência oficial do presidente. Os dois líderes dos partidos emitiram uma declaração conjunta após a reunião, dizendo: "Após apelo do presidente, o primeiro-ministro Netanyahu e o presidente do partido Branco e Azul discutiram maneiras de promover a unidade de Israel e concordaram que os líderes dos dois partidos se encontrarão amanhã".

"Demos um passo significativo nesta noite e agora o primeiro desafio é estabelecer um canal de comunicação direta entre os lados", afirmou Rivlin em comunicado após a reunião. Os três concordaram em não revelar a natureza da conversa "neste momento", afirmou o comunicado.