O presidente do Equador, Guillermo Lasso
O presidente do Equador, Guillermo Lasso| Foto: (EPA) EFE

O presidente do Ecuador, Guillermo Lasso, debateu com o ditador da China, Xi Jinping, o desejo do país sul-americano de integrar neste ano o Conselho de Segurança da ONU, segundo confirmou neste sábado o ministro das Relações Exteriores equatoriano, Juan Carlos Holguín.

Em uma entrevista coletiva concedida de maneira remota, o chanceler disse, sem apresentar mais detalhes, que Lasso expressou o desejo da nação apresentar, no Conselho de Segurança, "os valores que tem o Equador pela paz mundial, pelos direitos humanos" e que o país "exercerá um papel fundamental também pelo que o mundo está passando".

Xi Jinping, segundo Holguín, teria se mostrado satisfeito o interesse do país sul-americano em integrar o grupo nas Nações Unidas e que está disposto a "buscar a maior quantidade de apoios para alcançar esse objetivo".

Em 11 de junho de 2021, o embaixador Cristian Espinosa anunciou, na Assembleia Geral da ONU, a candidatura do Equador para integrar o Conselho de Segurança no período de 2023 a 2024, em eleições que acontecerá em junho deste ano.

Lasso se reuniu hoje com Xi Jinping e retornará amanhã para o território equatoriano, tendo chegada prevista na segunda-feira.