O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em imagem do início de setembro
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em imagem do início de setembro| Foto: EFE/Mario Guzmán

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu nesta quinta-feira (16) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encerre as sanções contra Cuba, após afirmar que a população do país caribenho é um “exemplo” para a humanidade, por “resistir” durante 62 anos contra as restrições.

“O governo que represento chama respeitosamente o governo dos Estados Unidos a levantar o bloqueio contra Cuba, porque nenhum estado tem o direito de submeter outro povo, outro país”, disse López Obrador, em pronunciamento que fez parte das comemorações do Dia da Independência mexicano. O chefe de governo do México exaltou Cuba pela “resistência” e propôs que o país seja declarado Patrimônio da Humanidade.

Em visita ao país norte-americano, o ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou em discurso que Cuba sofre “as lutas de uma guerra multidimensional, com um bloqueio criminoso intensificado de maneira oportunista”.

López Obrador afirmou que as pessoas e regimes podem concordar ou não com a Revolução Cubana ou com o governo da ilha caribenha, “mas ter resistido por 62 anos, sem desistir, é uma indiscutível façanha histórica”, antes de pedir por uma “reconciliação”. “Tomara que o presidente Biden, que possui suficiente sensibilidade política, atue com grandeza e encerre os bloqueios contra Cuba”, disse o presidente mexicano, sobre medidas que classificou como “perversas”.