Mahinda Rajapaksa apresentou nesta segunda-feira (9) sua carta de renúncia ao seu irmão caçula, o presidente Gotabaya Rajapaksa
Mahinda Rajapaksa apresentou nesta segunda-feira (9) sua carta de renúncia ao seu irmão caçula, o presidente Gotabaya Rajapaksa| Foto: EFE/EPA/M.A.PUSHPA KUMARA

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, apresentou nesta segunda-feira (9) sua carta de renúncia ao seu irmão caçula, o presidente Gotabaya Rajapaksa, confirmou o porta-voz do premiê.

Há semanas, protestos vêm sendo realizados no país, pedindo a renúncia do presidente e do primeiro-ministro pelo suposto fracasso em lidar com a atual crise econômica, a maior desde a independência do Sri Lanka, em 1948.

“Várias partes interessadas indicaram que a melhor solução para a crise atual é a formação de um governo interino de todos os partidos”, escreveu Rajapaksa na carta. “Portanto, apresentei minha demissão para que os próximos passos possam ser dados de acordo com a Constituição.”

Devido aos protestos, nos quais ao menos cinco pessoas foram mortas, incluindo um parlamentar do partido do presidente, o governo impôs toque de recolher em todo o país a partir desta segunda-feira.