Vladimir Putin and Recep Tayyip Erdogan inspect a Sukhoi Su-57 fighter jet in Moscow, on Aug. 27, 2019. MUST CREDIT: Bloomberg photo by Andrey Rudakov.
Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan inspecionam um caça Sukhoi Su-57 em Moscou, 27 de agosto de 2019| Foto: Andrey Rudakov / Bloomberg

A Rússia e a Turquia disseram que aprofundarão a cooperação em defesa, durante encontro entre o presidente Vladimir Putin e o líder turco Recep Tayyip Erdogan nesta terça-feira (27), na região de Moscou. Na ocasião, Putin exibiu seu mais recente avião de caça furtivo a Erdogan, que está em um impasse com Donald Trump, seu aliado da Otan, após comprar novos aviões de guerra dos EUA e um avançado sistema de defesa aérea russo, o S-400, provocando uma disputa com os EUA.

Putin disse a repórteres que a Rússia está pronta para "discutir ativamente" mais vendas e até produção conjunta de armas. "Conversamos sobre cooperação no jato Su-35 e sobre possíveis trabalhos até mesmo no novo avião Su-57", disse Putin, depois que ele e Erdogan inspecionaram a cabine de comando do avião de guerra de quinta geração em um show aéreo.

Erdogan disse que a Turquia quer continuar "solidária em muitas áreas da indústria de defesa" com a Rússia, inclusive em caças, e que "vamos nos desenvolver rapidamente". Os dois líderes também tentaram aliviar a divergência em relação aos combates na região de Idlib, na Síria. Putin disse que os dois líderes chegaram a um acordo sobre "medidas adicionais em conjunto" para estabilizar a situação e "neutralizar centros terroristas" em Idlib, sem entrar em detalhes.