Brian Pinker, 82 anos, é a primeira pessoa a ser inoculada com a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 no Reino Unido, em hospital de Oxford, 4 de janeiro
Brian Pinker, 82 anos, é a primeira pessoa a ser inoculada com a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 no Reino Unido, em hospital de Oxford, 4 de janeiro| Foto: AFP

O Reino Unido começou nesta segunda-feira (4) a distribuição em massa da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca. Mais de meio milhão de doses do imunizante já estão prontas para uso no país. A primeira pessoa a ser inoculada com a vacina nesta manhã no país foi Brian Pinker, 82 anos, gerente de manutenção aposentado e paciente de hemodiálise, no Churchill Hospital, em Oxford.

O secretário britânico de Saúde, Matt Hancock, disse que esse era um "momento crucial" para o combate ao coronavírus no Reino Unido e que as vacinas ajudarão a reduzir os contágios, o que permitirá que o país reduza as restrições impostas pela pandemia. A vacina da Pfizer-BioNTech foi a primeira a ser aprovada no Reino Unido e já foi distribuída para mais de um milhão de pessoas no país.

No domingo, o Reino Unido registrou mais de 50 mil novos casos confirmados de Covid-19 pelo sexto dia seguido.

A vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford é a principal aposta do governo Jair Bolsonaro para imunizar a população brasileira contra a Covid-19. No último dia 2, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação de dois milhões de doses do imunizante, que será fabricado e distribuído no Brasil pela Fiocruz.