Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson| Foto: Jeremy Selwyn/POOL/AFP

O governo do Reino Unido reduzirá o número de imigrantes menos qualificados que terão aval para entrar no país, como parte de uma reforma abrangente de sua política imigratória após o Brexit. Ao sair da União Europeia, o país encerrou o livre movimento de imigrantes do bloco, estabelecendo no lugar um novo sistema baseado em pontos, similar aos de Austrália e Canadá, a ser implementado no início do próximo ano.

Trabalhadores estrangeiros serão avaliados em critérios como fluência em inglês, salário e profissão. Vistos só serão concedidos aos que tiverem uma pontuação mínima. Aqueles que querem imigrar ao Reino Unido para trabalhar precisarão ter uma oferta de emprego com um salário mínimo anual de 25.600 libras e capacidades específicas. Cidadãos europeus não serão privilegiados no processo, mas essas medidas não vão afetar os 3,2 milhões que já pediram o visto de residência antes do Brexit.

O governo prevê que o número de imigrantes em geral diminua assim que o sistema entrar em vigor. O desafio britânico é controlar a imigração, sem prejudicar sua economia fortemente baseada em serviços em que o desemprego recuou à mínima desde 1974 e onde as empresas têm se beneficiado de um fluxo de trabalhadores baratos da Europa. Autoridades estimam que 70% da força existente da UE no Reino Unido não seria qualificada como trabalhadores habilitados, no novo sistema.