Boris Johnson com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.
Boris Johnson com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.| Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após se reuniu em Kiev com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, no sábado (9), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou a entrega de 120 veículos blindados às forças armadas ucranianas, além de outros equipamentos bélicos, como baterias antimíssil. Londres também anunciou um novo pacote de ajuda financeira no valor de US$ 500 milhões para a Ucrânia por meio do Banco Mundial, elevando o total de recursos autorizados por esse canal para US$ 1 bilhão.

Durante a reunião o primeiro-ministro manteve um "diálogo profundo" com Zelensky sobre "assistência econômica e militar", segundo nota oficial do britânico. Por motivos de segurança, não foram divulgados mais detalhes sobre a viagem de sábado, que foi divulgada quando a embaixada ucraniana no Reino Unido postou em sua conta no Twitter uma foto da reunião dos dois líderes. "A Ucrânia desafiou as probabilidades e derrotou as forças russas nos dois portos de Kiev", declarou o primeiro-ministro britânico, que chamou a resistência ucraniana de "a maior guerra do século XXI".

Johnson, que já tinha visitado a capital ucraniana no início de fevereiro, semanas antes de a Rússia lançar uma invasão, elogiou a "liderança determinada" de Zelensky e o "heroísmo e coragem invencíveis dos ucranianos" que conseguiram superar os "objetivos monstruosos" do presidente russo, Vladimir Putin.