Assembleia Nacional aprovou por unanimidade a lei "que rege as criptomoedas na República Centro-Africana"
Assembleia Nacional aprovou por unanimidade a lei “que rege as criptomoedas na República Centro-Africana”| Foto: Pixabay

A República Centro-Africana (RCA), um dos países mais pobres do mundo, adotou o bitcoin como moeda oficial junto com o franco CFA, informou na quarta-feira (27) o governo local. Esta é a segunda nação a adotar a medida. Em 7 de setembro, El Salvador tornou-se o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda de troca legal junto com o dólar americano.

A Assembleia Nacional aprovou por unanimidade a lei "que rege as criptomoedas na República Centro-Africana" e o presidente do país, Faustin-Archange Touadéra, promulgou a norma, disse em comunicado o chefe do Gabinete da Presidência, Obed Namsio.

A RCA é “o primeiro país da África a adotar o bitcoin como moeda de referência”, destacou Namsio sobre esta “decisão histórica” que põe o país africano “no mapa das nações mais corajosas e visionárias do mundo”. “A adoção do bitcoin como moeda oficial representa um passo decisivo para a abertura de novas oportunidades para o nosso país”, acrescentou.

Dois terços do país - rico em diamantes, urânio e ouro - são controlados por milícias e, segundo a ONU, cerca de 692 mil pessoas estão deslocadas internamente.