O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante uma reunião na Sala Leste da Casa Branca em Washington, DC, EUA, 25 de agosto de 2021.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante uma reunião na Sala Leste da Casa Branca em Washington, DC, EUA, 25 de agosto de 2021.| Foto: Stefani Reynolds / POOL/Agência EFE

Após a explosão nos arredores do aeroporto de Cabul que resultou em vários mortos e feridos, muitos políticos do partido republicano que já criticavam a desastrosa retirada dos Estados Unidos do Afeganistão pediram a renúncia ou o impeachment do presidente americano Joe Biden.

Nikki Haley, ex-embaixadora nas Nações Unidas, pediu a renúncia de Biden, embora tema que um governo de Kamala Harris possa ser pior: “Biden deve renunciar ou ser removido pela forma como lidou com o Afeganistão? Sim. Mas isso nos deixaria com Kamala Harris, o que seria dez vezes pior. Deus nos ajude.”

O deputado republicano pelo Texas, Ronny Jackson, lembrou a pressão que Trump sofreu por impeachment em situações menores: "Se o presidente Trump pode ser acusado por um telefonema, então chegou a hora de demandar o impeachment de Biden por negligência grave no Afeganistão", disse ele.

Além desses muitos outros deputados republicanos pediram a renúncia de Biden, como Greg Steube, Michael Cloud, Byron Donalds, Claudia Tenney e Elise Stefanik.