Teatro Drama, em Mariupol, destruído por ataque russo
Teatro Drama, em Mariupol, destruído por ataque russo| Foto: Twitter Dmytro Kuleba

Um bombardeio russo destruiu um teatro que abrigava centenas de moradores da cidade ucraniana de Mariupol, nesta quarta-feira (16), causando um número ainda desconhecido de vítimas. O Parlamento da Ucrânia informou que o teatro foi reduzido a escombros, e que não se sabe se há sobreviventes.

Segundo o vice-prefeito de Mariupol, Serhiy Orlov, entre 1.000 e 1.200 pessoas estavam escondidas no teatro. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que o caso é "mais um crime de guerra horrível" cometido pela Rússia em Mariupol e que o edifício "está completamente destruído".

"Houve um ataque maciço da Rússia ao Teatro Drama, onde centenas de civis inocentes estavam escondidos", escreveu Kuleba no Twitter, ironizando que "os russos não poderiam saber que era um abrigo civil".

Mariupol é uma cidade portuária estratégica, situada às margens do mar de Azov e entre a península da Crimeia e a região separatista de Donbas, o que faz de sua captura um alvo militar prioritário para a Rússia.