Vista de Kiev após bombardeio russo nesta sexta-feira
Vista de Kiev após bombardeio russo nesta sexta-feira| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

O chefe-negociador da delegação russa, Vladimir Medinski, afirmou nesta sexta-feira (18) que os dois países em guerra estão aproximando "o máximo possível" suas posições sobre o status neutro da Ucrânia com relação à Otan e chegaram à "metade do caminho" nas conversações sobre a desmilitarização do país. A informação, no entanto, foi negada pelo conselheiro do presidente ucraniano e membro da equipe de negociação, Mykhailo Podolyak.

O representante da Ucrânia acusou a delegação russa de uma tentativa de criar “tensão na mídia”. “Nossas posições permanecem inalteradas. Cessar-fogo, retirada de tropas e fortes garantias de segurança com fórmulas concretas”, escreveu Podolyak no Twitter.

A postagem veio após uma declaração de Vladimir Medinski, reproduzida pela agência de notícias TASS, afirmando que os negociadores estão "em algum ponto na metade do caminho" na discussão sobre a desmilitarização da Ucrânia.

As delegações de Rússia e Ucrânia já se reuniram em três ocasiões, no território de Belarus, a última no dia 7. Três dias depois, houve encontro entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países, na Turquia. Desde então, as negociações entre as representações acontecem por videoconferência.