Edifício da Ucrânia após bombardeio russo.
Edifício da Ucrânia após bombardeio russo.| Foto: EFE/ Ignacio Ortega

A Rússia já lançou cerca de 500 mísseis contra a Ucrânia desde o início da invasão, há mais de uma semana, afirmou nesta sexta-feira (4), sob condição de anonimato, um funcionário de alto cargo do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Segundo ele, as forças russas têm feito poucos progressos desde quinta-feira (3) e estão agora a 25 quilômetros da capital, Kiev. No entanto, estão a apenas 10 quilômetros do centro das cidades de Chernobyl e Kharkiv, no norte, o que significa que os militares estão nos arredores dessas cidades, uma vez que estão espalhados pela superfície, acrescentou.

Além disso, uma outra funcionária do Departamento explicou que a Ucrânia já recebeu quase todos os US$ 350 milhões do pacote de ajuda militar aprovado pelo governo dos EUA. Mais especificamente, de acordo com a fonte, já entraram na Ucrânia US$ 240 milhões em equipamento militar e o resto chegará nos próximos dias ou semanas. Os EUA estão coordenados com 14 países para prestar assistência militar à Ucrânia desde o início da invasão russa.