A punição foi aplicada após a empresa se recusar a armazenar dados de usuários russos em servidores localizados no país
A punição foi aplicada após a empresa se recusar a armazenar dados de usuários russos em servidores localizados no país| Foto: EFE

A Justiça da Rússia multou o Google nesta quinta-feira (16) por se recusar repetidamente a armazenar dados de usuários russos em servidores localizados no país, conforme exigido pela legislação nacional. O valor da sanção é de 15 milhões de rublos, o equivalente a mais de 1 milhão de reais.

De acordo com a agência de notícias russa "Interfax", que citou o texto da sentença, a companhia foi considerada culpada por não ter "cumprido suas responsabilidades de assegurar a cópia, sistematização, coleta e armazenamento de dados pessoais de cidadãos em bancos de dados dentro da Rússia".

De acordo com o Roskomnadzor, órgão regulador de comunicações do país, cerca de 600 empresas estrangeiras, incluindo Apple, Microsoft e Samsung, cumprem as exigências da legislação para armazenar dados locais em servidores russos. Aquelas que se recusam podem enfrentar o destino da rede social LinkedIn, que foi bloqueada em 2016.

A Justiça russa já havia multado o Google e até bloqueado seu acesso em outras ocasiões sob a alegação de publicar "informações falsas" a respeito da guerra na Ucrânia, em particular notícias sobre o número de vítimas civis em zonas de combate.