O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fala em entrevista coletiva., fala em entrevista coletiva durante visita dos presidentes da Polônia, Estônia Letônia e Lituânia, em 13 de abril de 2022
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.| Foto: Sergey Dolzhenko/EFE/EPA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo (17) que a Rússia não quer terminar a guerra, mas que a Ucrânia vai continuar a defender seu território.

"Esta é uma guerra na Ucrânia que a Rússia começou, que a Rússia continua e que a Rússia não quer acabar. A Ucrânia está defendendo a sua própria terra, a sua soberania, o seu território. Este é um paradoxo cruel do século XXI e para nós esta é a realidade", escreveu Zelensky no Facebook. O presidente ucraniano ainda disse estar convencido de que a Ucrânia conseguirá reverter a ocupação e libertar as áreas dominadas pelas tropas russa.

"A Ucrânia tem resistido aos ataques brutais da Rússia. Já conseguimos libertar parte do território ocupado após 24 de fevereiro. Vamos gradualmente libertar outras áreas do nosso país que estão atualmente sob ocupação", comentou. Ele ressaltou ainda que o mais importante é que a Ucrânia mantenha a unidade interna. Além disso, chamou a atenção para o quanto o povo ucraniano teve de suportar no passado antes de poder restaurar a soberania e a independência do país.