Rússia prende manifestantes que exigem a libertação de Alexei Navalny
Manifestantes se reúnem em São Petersburgo para pedir a libertação de Alexei Navalny, líder da oposição| Foto: AFP

A polícia russa prendeu, neste sábado (23), centenas de manifestantes que exigem a libertação do principal líder da oposição russa, Alexei Navalny, em protestos no leste do país. Manifestações foram convocados em mais de 60 cidades, e são esperados novos atos durante o dia. De acordo com a Reuters, Moscou declarou que os atos são ilegais e prometeu reprimir os atos “sem demora”.

Navalny, que é o inimigo mais importante e duradouro do presidente Vladimir Putin, foi preso em 17 de janeiro quando voltou da Alemanha para Moscou. Ele passou cinco meses no país alemão para se recuperar de um grave envenenamento que atribuiu ao governo russo.

As autoridades russas dizem que sua permanência na Alemanha violou os termos de uma pena em uma condenação criminal que Navalny diz ser ilegítima. Ele deve comparecer ao tribunal no início de fevereiro para determinar se cumprirá a pena de três anos e meio de prisão.

De acordo com dados atualizados ao 12h deste sábado (23) pela organização OVD-Info, que monitora detenções políticas, pelo menos 1.600 pessoas foram detidas em toda a Rússia. O número, segundo a organização, deve aumentar durante o dia.