O governo da Rússia proibiu a exportação de açúcar e a venda de madeira aos países classificados como “hostis”.
O governo da Rússia proibiu a exportação de açúcar e a venda de madeira aos países classificados como “hostis”.| Foto: EFE/EPA/CONSTANTIN ZINN

O governo da Rússia proibiu nesta sexta-feira (11) a exportação de açúcar e a venda de madeira aos países classificados como "hostis": Estados Unidos e países da União Europeia (UE). Também suspendeu a exportação de cereais para as nações da União Econômica Eurasiática (UEE).

Segundo a agência local de notícias TASS, uma comissão do Ministério do Comércio decidiu vetar as exportações de trigo, centeio, de cevada e do milho para os países da UEE até 31 de agosto deste ano. As vendas de cana de açúcar e açúcar refinado para as demais nações ficam suspensas até a mesma data.

"As decisões têm por objetivo garantir a segurança alimentar do país e ajudarão a proteger o mercado interno na situação atual", informou uma fonte ouvida pela agência de notícias russa. A assessoria de imprensa do Ministério de Desenvolvimento Econômico não mencionou a guerra da Ucrânia no comunicado.