Ucranianos passam perto de prédio danificado por mísseis russos em Kiev, Ucrânia, em 19 de março de 2022.
Ucranianos passam perto de prédio danificado por mísseis russos em Kiev, Ucrânia, em 19 de março de 2022.| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

A Rússia anunciou a decisão de reduzir a atividade militar em torno da capital da Ucrânia, Kiev, e da cidade sitiada de Chernigov, ao norte, após negociações realizadas em Istambul com a delegação ucraniana nesta terça-feira (29).

"A fim de aumentar a confiança mútua, criar as condições necessárias para prosseguir as negociações, alcançar um consenso e assinar um acordo, o Ministério da Defesa da Rússia decidiu reduzir consideravelmente a atividade militar em torno de Kiev e Chernigov", disse o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin.

Ele afirmou que a Rússia está dando esse passo ao perceber que as negociações sobre "neutralidade e status não nuclear", além da concessão de "garantias de segurança" à Ucrânia, entraram "em um nível prático".

O chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, aludiu pela primeira vez à possibilidade de um "tratado" entre Moscou e Kiev após negociações que descreveu como "construtivas", e destacou a vontade de Moscou de dar "dois passos para a desescalada do conflito": um militar e outro político.