A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, está impedida de entrar na Rússia
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, está impedida de entrar na Rússia| Foto: EFE/EPA/RON SACHS

A Rússia lançou um pacote de sanções nesta quinta-feira (21) contra quase 30 funcionários, empresários e jornalistas dos Estados Unidos, incluindo a vice-presidente americana, Kamala Harris, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Eles estão proibidos de entrar em território russo, por criar "uma agenda russofóbica", disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

A lista tem nomes de altos funcionários do Pentágono, como a vice-secretária de Defesa, Kathleen Hicks, o porta-voz John Kirby e o chefe de Gabinete da Casa Branca, Ron Klain. Também foram sancionados Evan Ryan, esposa do secretário de Estado, Antony Blinken, e Douglas Emhoff, marido de Harris.

Empresários como o CEO do Linkedin, Ryan Roslansky, e especialistas como Edward Acevedo, do Centro Wilson, também estão impedidos de entrar na Rússia. Entre os jornalistas sancionados estão Bianna Golodryga, da CNN, George Stephanopoulos, da ABC, e Kevin Rothrock do portal russo Meduza.

A Rússia anunciou também sanções individuais contra 61 cidadãos canadenses, desde altos funcionários a militares, empresários, especialistas e jornalistas.