matt hancock
O ex-secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock.| Foto: EFE/EPA/VICKIE FLORES

O secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou neste sábado (26) a sua renúncia ao cargo, depois da divulgação de fotos em que ele aparece abraçando e beijando uma de suas assessoras e violando as regras de distanciamento social durante a pandemia.

"Aqueles de nós que fazem as regras devem cumpri-las, e é por isso que devo me demitir", declarou Hancock, um dos principais responsáveis até agora pela estratégia contra a pandemia no governo britânico, em um vídeo publicado no Twitter.

A imagem em que o ministro abraça e beija uma de suas auxiliares foi publicada na sexta-feira (25) pelo tabloide The Sun. A foto foi tirada em 6 de maio, quando o governo havia pedido para a população não manter contato físico com não-coabitantes e para não se aproximar dentro de 1 metro de outras pessoas em ambientes de trabalho sem o uso de máscara. "A última coisa que eu gostaria é que minha vida privada distraísse a atenção dos esforços para acabar com o coronavírus", afirmou Hancock, casado e pai de três filhos, na carta em que comunicou sua demissão ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.