Militar ucraniano evacua idoso que teve sua casa danificada na vila de Teteriv, perto de Kiev
Militar ucraniano evacua idoso que teve sua casa danificada na vila de Teteriv, perto de Kiev| Foto: EFE/EPA/STR

A Ucrânia anunciou sete corredores humanitários, neste sábado (2), para a evacuação de civis de cidades onde estão sendo registrados combates, nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste do país. Um dos corredores tem por objetivo retirar a população de Mariupol, em carros particulares, para Zaporizhzhia, que está sob o controle de Kiev. A informação é da vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuck, por meio de mensagem no Telegram.

Na sexta-feira (1º), milhares de habitantes da cidade portuária de Mariupol conseguiram sair em carros particulares, segundo anunciou à noite o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A missão de evacuação que a Cruz Vermelha francesa pretendia realizar, no entanto, fracassou por motivos de segurança, embora a organização tenha afirmado que realizaria outra tentativa neste sábado.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos informou que 1.325 civis morreram durante as cinco semanas de invasão da Rússia à Ucrânia, entre os quais, 120 crianças. As informações são referentes a vítimas que puderam ser verificadas no campo de batalha, o que indica que a quantidade pode ser ainda maior. O número de óbitos de civis confirmados pela ONU, por sua vez, é de 2.107, sendo 168 crianças.