Boris Romanchenko, de 96 anos. sobreviveu ao Holocausto e morre na invasão da Ucrânia.
Boris Romanchenko, de 96 anos. sobreviveu ao Holocausto e morre na invasão da Ucrânia.| Foto: Divulgação / Instituto Buchenwald

A fundação dos antigos campos de concentração nazistas de Buchenwald e Mittelbau-Dora lamentou nesta segunda-feira (21) a morte de Boris Romanchenko, vice-presidente do Comitê Internacional Mittelbau-Dora. Aos 96 anos, ele foi atingido em um atentado na cidade de Kharkiv, na Ucrânia.

"De acordo com o que soubemos de seus parentes, nosso amigo Boris Romanchenko, que sobreviveu aos campos de concentração de Buchenwald, Peenemünde, Dora e Bergen-Belsen, foi morto na sexta-feira passada em um ataque à bomba em seu prédio em Kharkiv. Estamos profundamente chocados", relata a fundação através de sua conta no Twitter.

"Romanchenko dedicou-se intensamente a lembrar os crimes do nacional-socialismo e foi vice-presidente do Comitê Internacional Buchenwald-Dora", observa a fundação. Em 2012, Romanchenko participou de um evento em homenagem à libertação de Buchenwald, onde leu um juramento dedicado a “criar um novo mundo onde reinem a paz e a liberdade”.