Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Disputa judicial nos EUA

Suprema Corte rejeita pedido de Trump para rever resultado da eleição na Pensilvânia

Suprema Corte dos EUA toma decisão que facilita aborto
Sede da Suprema Corte dos EUA. (Foto: Bigstock)

Ouça este conteúdo

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou, nesta terça-feira (8), a última tentativa do Partido Republicano de reverter a certificação da vitória de Joe Biden no estado da Pensilvânia. O presidente Donald Trump alega que houve fraude no pleito, mas até agora sua equipe não conseguiu apresentar provas contundentes para embasar a acusação.

Sem dar maiores explicações, o mais alto tribunal do país se recusou a analisar o processo. Ao contrário do que ocorre no Brasil, os juízes da Suprema Corte norte-americana podem escolher que ações querem julgar - e não precisam apresentar justificativas para tanto. Importante ressaltar que a atual composição do tribunal é de maioria conservadora (6 a 3), sendo que três magistrados - Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett - foram indicados por Trump ao cargo.

Os republicanos argumentaram que a ampla adoção de votos por correspondência por parte dos eleitores da Pensilvânia no pleito deste ano era inconstitucional. O partido queria que mais de 2 milhões de cédulas fossem descartadas. Biden venceu Trump no estado, que foi "recuperado" pelos democratas em 2020, já que em 2016 Trump saiu vitorioso na localidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.