Patrulhas de milícia do talibã em Kandahar, Afeganistão, 17 de Agosto de 2021. Imagem ilustrativa.
Patrulhas de milícia do talibã em Kandahar, Afeganistão, 17 de Agosto de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: STRINGER/Agência EFE

Militantes do Talibã assassinaram um membro da família de um jornalista da emissora alemã Deutsche Welle (DW) e deixaram outro gravemente ferido. Eles vasculhavam casa por casa em busca do profissional, que atualmente está na Alemanha. Outros membros da família do jornalista conseguiram escapar.

A emissora noticiou que ao menos três jornalistas seus tiveram a casa vasculhada por membros do Talibã. Sabe-se ainda que dois jornalistas de outras emissoras morreram desde que o grupo extremista islâmico tomou controle do país: Toofan Omar e Amdadullah Hamdard.

O diretor-geral da Deutsche Welle, Peter Limbourg, condenou as ações do grupo: "O assassinato de um parente próximo de um de nossos editores pelo Talibã é uma tragédia inconcebível e exemplifica o grave perigo no qual todos os profissionais e suas famílias no Afeganistão se encontram", afirmou ele. Limburg se uniu a outros jornais alemães e pede que o governo adote ações imediatas para salvaguardar os profissionais que atuam na Afeganistão.