O presidente dos EUA, Donald Trump, retorna à Casa Branca após ter passado o dia em seu clube de golf na região de Washington, 7 de novembro
O presidente dos EUA, Donald Trump, retorna à Casa Branca após ter passado o dia em seu clube de golf na região de Washington, 7 de novembro| Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter neste domingo, 8, para voltar a questionar o processo eleitoral. Após o democrata Joe Biden vencer na Filadélfia e conseguir os votos para levar a disputa no Colégio Eleitoral, Trump não se mostra disposto a admitir a derrota e tem renovado declarações sobre supostas fraudes na apuração.

"Desde quando a mídia 'lamestream' diz quem será nosso próximo presidente?", questionou, usando uma expressão pejorativa para se referir à mídia tradicional. "Nós temos aprendido muito nas últimas duas semanas", ironizou. Trump ainda postou, em outra mensagem, um link do site Breitbart sobre supostos problemas na apuração na Geórgia, estado em que ele aparece atrás de Biden por pequena margem na apuração.

Não existe um sistema eleitoral federal centralizado nos Estados Unidos e os resultados da votação são certificados por autoridades eleitorais locais. Por isso, os resultados são tradicionalmente anunciados pelos veículos de imprensa americanos, que têm equipes que fazem análises e anunciam quando um estado já tem vencedor ou quando um número suficiente de votos já foi apurado para que o cenário esteja definido. Quando um candidato à presidência alcança 270 votos no Colégio Eleitoral, é considerado eleito.

O resultado formal da eleição acontece após a reunião dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, que neste ano será em 14 de dezembro, para votar no presidente e vice-presidente. Os votos do Colégio Eleitoral são então contados pelo Congresso americano em 6 de janeiro. O prazo final para recontagens de votos populares e resolução de contestações eleitorais será no dia 8 de dezembro. A maioria dos estados têm leis que obrigam os delegados a votarem de acordo com o compromisso recebido pelo voto popular.