A Basílica de Santa Sofia, em Istambul (BULENT KILIC / AFP).
A Basílica de Santa Sofia, em Istambul (BULENT KILIC / AFP).| Foto: AFP

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, devolveu, nesta sexta-feira (10), o status de mesquita à Basílica de Santa Sofia, localizada em Istambul, maior cidade do país. A decisão do presidente, publicada em sua conta oficial no Twitter, foi tomada a partir de um decreto assinado pelo chefe do Executivo horas após a Justiça do país anular determinação do governo turco de 1934 que tinha transformado a construção em museu. O pedido feito à Justiça foi protocolado por um grupo religioso.

Segundo a imprensa internacional, a decisão não foi bem recebida pelos cristãos ortodoxos da Turquia. Os países vizinhos também não apoiaram a ação. A ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni, por exemplo, disse que “a [Basílica de] Santa Sofia, localizada em Istambul, é um monumento de toda a humanidade, independentemente de religião”. Já o ministro das Relações Exteriores do Chipre, Nikos Christodoulides, tuítou que “[o país] condena veementemente as ações da Turquia em relação à Santa Sofia, em seus esforços para distrair a opinião doméstica, e pede à Turquia que respeite suas obrigações internacionais”.

A construção foi levantada no século 6° pelo Império Bizantino para ser a catedral  Constantinopla. A basílica foi uma mesquita de 1453 a 1931, quando foi secularizada. Em fevereiro de 1935, reabriu para visitação como um museu. Com esse status, Santa Sofia recebia milhões de turistas anualmente. Agora, será reaberta ao culto muçulmano.