Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ONU

Kiev alerta para que Rússia não abuse de presidência do Conselho de Segurança

Reunião do Conselho de Segurança da ONU em 31 de março de 2023: Rússia assumiu a presidência rotativa do colegiado. (Foto: UN Photo/Eskinder Debebe)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, insistiu para que os membros do Conselho de Segurança da ONU não permitam que a Rússia abuse da sua presidência temporária no órgão, posto que assume neste sábado. “A presidência russa do Conselho de Segurança da ONU é um tapa na cara da comunidade internacional. Insisto para que os atuais membros do Conselho de Segurança da ONU impeçam qualquer tentativa russa de abuso da sua presidência”, escreveu no Twitter. O chanceler acrescentou as hashtags “BadRussianJoke” (piada russa de mau gosto) e “InsecurityCouncil” (Conselho de Insegurança) à sua mensagem.

Kuleba já tinha declarado, em referência à alegação da Ucrânia de que Moscou herdou ilegalmente o posto da União Soviética e à recente decisão do Tribunal Penal Internacional contra o presidente russo, Vladimir Putin, que “a Rússia usurpou um assento, está realizando uma guerra colonial e o seu líder é um criminoso de guerra procurado pelo TPI por sequestro de crianças”.

O ministro das Relações Exteriores da Letônia, Edgars Rinkevics, descreveu no Twitter como “imoral e deplorável” a presidência temporária da Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas, por ter iniciado uma guerra de agressão contra a Ucrânia. “Mas isto não nos impedirá de trabalhar para responsabilizar os criminosos de guerra em Moscou e de continuar a somar apoio à Ucrânia”, analisou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.