guerra na ucrânia
Soldado ucraniano da linha de frente na cidade de Severodonetsk, Ucrânia, em 2 de junho de 2022.| Foto: EFE/EPA/STR

A Ucrânia anunciou nesta sexta-feira (24) que suas tropas estão se retirando da cidade de Severodonetsk, palco de bombardeio incessante nas últimas semanas. O governador da província, Serhiy Gaidai, disse que os combatentes receberam a ordem de mudar para novas posições, mas não especificou qual será o novo foco da defesa ucraniana.

"Não faz sentido permanecer meses em regiões devastadas", explicou Gaidai. Na semana passada, o comandante do Exército ucraniano, Valeri Zaloujny, contou que os russos possuíam uma vantagem de “dez contra um” na região.

Conquistando a cidade, a Rússia avança mais facilmente pela região vizinha de Donetsk, indispensável para a tomada da Bacia do Donbas.

Antes da invasão russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano, Severodonetsk tinha cerca de 100 mil habitantes. Hoje, está em grande parte destruída e deserta. Junto com Lyssytchank, Severodonetsk se tornou o centro administrativo do Donbas ucraniano, desde que separatistas apoiados por Moscou se estabeleceram na parte oriental da região, em 2014.