Haiti iniciou campanha de vacinação contra a Covid-19 após a doação de 500 mil doses do imunizante da Moderna, feita pelos Estados Unidos.
Haiti iniciou campanha de vacinação contra a Covid-19 após a doação de 500 mil doses do imunizante da Moderna, feita pelos Estados Unidos.| Foto: EFE/ Orlando Barría

Os funcionários do Hospital Universitário do Haiti, em Porto Príncipe, iniciaram a vacinação contra a Covid-19 no País nesta sexta-feira (16) após a chegada do primeiro lote de 500 mil doses de imunizantes contra o coronavírus.

A campanha, em ritmo lento, continuou neste sábado (17). A maioria dos grupos que chegavam ao ponto de vacinação era formada por idosos e trabalhadores da área da saúde, identificados como prioritários pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas houve também alguns jovens.

A enfermeira Marisse Joseph, que participa do plano de vacinação que está sendo realizado no centro Delmas 33, relatou à Agência Efe que ontem, durante o primeiro dia de vacinação, 49 pessoas foram imunizadas.

O Haiti foi um dos poucos países do mundo que não havia iniciado a vacinação contra o coronavírus até esta sexta-feira, dois dias após a chegada de um lote de meio milhão de vacinas da Moderna, doadas pelos Estados Unidos através do mecanismo Covax.