Países ricos garantiram doses das vacinas da Covid-19 suficientes para imunizar três vezes a população em 2021
Países ricos garantiram doses das vacinas da Covid-19 suficientes para imunizar três vezes a população em 2021| Foto: MLADEN ANTONOV/AFP

A Aliança da Vacina do Povo, coalizão de seis organizações internacionais, como a Oxfam e a UNAids, calcula que os países ricos compraram doses suficientes das vacinas contra a Covid-19 para imunizar toda sua população três vezes até dezembro de 2021, se todos os estudos clínicos em realização forem bem sucedidos.

Países que representam 14% da população mundial compraram o equivalente a 53% das vacinas contra a Covid-19 mais promissoras, ainda segundo o grupo. Só o Canadá se comprometeu com a compra de doses suficientes para vacinar cinco vezes sua população. Enquanto isso, 9 em cada 10 pessoas em 67 países pobres não serão vacinadas até o fim de 2021. "Não é uma surpresa que as nações ricas busquem vacinar suas populações primeiro", afirma Ian Bremmer, fundador da consultoria Eurasia Group.

A esperança para os demais, segundo ele, está no Covax Facility, o consórcio internacional que busca acelerar o desenvolvimento de vacinas contra covid-19 e viabilizar uma distribuição equitativa. "Imagino que Joe Biden colocará os EUA nas iniciativas da Covax, o que será positivo, mas ainda assim os países em desenvolvimento vão demorar mais para fazer a vacinação", afirma.