Ditador Daniel Ortega e Dom Waldemar Stanislaw Sommertag.
Ditador Daniel Ortega e Dom Waldemar Stanislaw Sommertag.| Foto: Reprodução Twitter

Em comunicado publicado neste sábado (12), a Santa Sé afirmou que, em uma decisão “grave e injustificada”, Dom Waldemar Stanislaw Sommertag, núncio apostólico em Manágua desde 2018, foi obrigado a deixar imediatamente o país.

De acordo com a publicação, a Santa Sé recebeu “com surpresa e dor” o comunicado de que o regime da Nicarágua havia retirado a aprovação ao seu representante no país. “Tal disposição é incompreensível, pois, durante sua missão, Dom Sommertag trabalhou incansavelmente pelo bem da Igreja e do povo nicaraguense, especialmente dos mais vulneráveis, sempre buscando favorecer as boas relações entre a Sé Apostólica e as Autoridades nicaraguenses”, afirmou a Santa Sé.

O Vaticano ainda declarou estar convencido de que a decisão “não reflete os sentimentos do povo profundamente cristão da Nicarágua”.

Dom Waldemar Stanislaw Sommertag, de nacionalidade polonesa, foi enviado em missão para a Nicarágua em 2018, época em que protestos contra o ditador Daniel Ortega explodiram em todo o país.