Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
A galope

Venezuela acumula inflação de quase 50% até julho, diz seu próprio Banco Central

Ajuste de preços na Venezuela
Homem ajusta manualmente preços dos produtos de sua mercearia em Caracas, Venezuela, em 18 de janeiro de 2022. (Foto: EFE / Rayner Peña R.)

Ouça este conteúdo

A Venezuela acumulou uma inflação de 48,4% nos primeiros sete meses do ano, com altas de 11,4% apenas em junho e 7,5% em julho, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central do país (BCV).

A instituição não atualizava informações sobre o comportamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) desde 17 de junho, quando anunciou que a variação em maio foi de 6,5%.

Agora, dados oficiais mostram que os preços de produtos e serviços quase dobraram em junho, embora o aumento tenha desacelerado no mês passado para 7,5%.

As médias dos últimos dois meses são as mais altasVenezuela acumula inflação de 48,4% até julho até agora neste ano, sendo junho o único período com inflação de dois dígitos em 2022.

Os segmentos da economia que mais registraram aumentos no mês passado foram os de serviços de educação (12%), lazer e cultura (10,8%) e serviços de habitação (9,5%).

Por outro lado, a medição elaborada pelo Observatório de Finanças da Venezuela (OVF), um órgão independente, apontou uma inflação acumulada de 62% nos primeiros sete meses do ano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.